O Supremo Tribunal Federal (STF) deu início, nesta terça-feira (25), ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus envolvidos na tentativa de golpe de Estado ocorrida em janeiro de 2023. O caso está sendo analisado no âmbito da Ação Penal nº 1.347, que apura os eventos relacionados aos atos antidemocráticos que culminaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília.
Acusações e réus envolvidos
Além de Bolsonaro, os outros réus incluem ex-ministros, assessores e aliados políticos do ex-presidente, todos acusados de envolvimento direto ou indireto na articulação e execução dos atos golpistas. As acusações contra eles abrangem crimes como golpe de Estado, incitação à violência, associação criminosa e atentado contra a democracia.
Desdobramentos do julgamento
O julgamento promete ser um marco na história política e jurídica do país, dada a gravidade das acusações e o perfil dos envolvidos. Especialistas apontam que a decisão do STF poderá ter implicações significativas para o fortalecimento das instituições democráticas e para a definição de responsabilidades no cenário político nacional.

